Quem é

Carlos Rennó

Carlos Rennó é letrista de música. Seus primeiros parceiros mais importantes foram Tetê Espíndola e Arrigo Barnabé, na fase da vanguarda paulistana, no início dos anos 80. Na voz de Tetê, a sua “Escrito Nas Estrelas”, composta com Arnaldo Black, venceu o Festival dos Festivais, da Rede Globo, em 1985.

Desde o fim da década de 90, seu parceiro mais regular tem sido Lenine, com quem criou “Todas Elas Juntas Num Só Ser”, prêmio Tim de “Canção do Ano” em 2005. CR também tem músicas com Pedro Luís, Lokua Kanza, Chico César, Paulinho Moska, Zé Miguel Wisnik, João Bosco, Gilberto Gil e Rita Lee, entre dezenas de outros.

Parte do seu trabalho é voltada para a recriação de clássicos da canção norteamericana, como “Let´s Do It, Let´s Fall in Love”, de Cole Porter, vertida como “Façamos, Vamos Amar” e gravada por Chico Buarque e Elza Soares. CR já produziu dois CDs com versões suas nas vozes de grandes intérpretes brasileiros: “Cole Porter e George Gershwin – Canções, Versões” (produção musical de Rodolfo Stroeter) e “Nego” (Jaques Morelenbaum).

Uma outra porção de suas letras, de caráter engajado, é dedicada à temática sócio-ambiental, como atestam “Quede Água” e “Reis do Agronegócio”, compostas e lançadas respectivamente com Lenine e Chico César. Entre suas composições podem ser citadas também “Mar e Sol” e “Sexo e Luz” (com Lokua), gravadas por Gal Costa; “Fogo e Gasolina” (com Pedro Luiz), por Roberta Sá; e “Encantada” (versão de “Bewitched”, de Rodgers e Hart), por Maria Rita.

Tetê, Gal, Roberta, Lenine e Arrigo foram os artistas que mais gravaram canções com letras suas, figurando ainda, entre seus intérpretes, Chico César, João Bosco, Ney Matogrosso, Paulinho Moska, Maria Bethânia, Elba Ramalho, Zélia Duncan, Ná Ozzetti e Wilson Simoninha.

CR é organizador do livro “Gilberto Gil – Todas as Letras” (1996; 2003) e autor de “Cole Porter – Canções, Versões” (1991) e “O Voo das Palavras Cantadas” (2014), reunião dos seus textos sobre poesia de música popular publicados sobretudo na imprensa (ele também é jornalista, tendo trabalhado na “Folha de S.Paulo”, nos anos 80).

CR costuma dar palestras, cursos e oficinas de canção. Ele nasceu em São José dos Campos, SP, em 1956.

*